O que fazer em Piracicaba?

Dicas de Turismo, passeios e tudo para você curtir o melhor de Piracicaba - SP!

Piracicaba é uma cidade localizada no estado brasileiro de São Paulo. A população é de 407.252 habitantes em uma área de 1.378,07 km². Está a uma altitude de 547 m acima do nível do mar.

Piracicaba ainda é um importante centro cultural de sua região. O Horto Florestal de Tupi e o Balneário de Ártemis configuram-se como grandes áreas de preservação ambiental, enquanto que o Parque Professor Phillipe Westin e os parques situados às margens do rio Piracicaba são relevantes pontos de visitação localizados na zona urbana.

Passarela Pênsil

A Passarela Pênsil, inaugurada em 15 de dezembro de 1992, possui 103 metros de extensão (de uma ponta a outra) e 78 metros de vão suspenso. É considerada uma obra de arte da engenharia, cujo projeto inicial foi inspirado nas pontes norte-americanas Brooklin Bridge (NY) e Golden Gate (São Francisco, CA).

Zoológico Municipal

Um aviário, um habitat de répteis e felinos grandes em áreas fechadas, além de parquinhos e parede de escalada.

Bairro Monte Alegre

O bairro de Monte Alegre, em Piracicaba (SP), é um lugar perdido no tempo. Uma antiga vila da Usina de Açúcar hoje desativada, deixada no esquecimento. Recentemente algumas pessoas descobriram a beleza singular dessa vila.

Teatro Municipal Dr. Losso Netto

O prédio do Teatro Municipal de Piracicaba foi projetado pelos arquitetos Antonio Sergio Bergamim, Arnaldo Martino, José Guilherme Savoy de Castro, Luiz Sisberg e Silvio Oppenhein, a obra de grande vulto foi entregue ao povo piracicabano somente em 19 de agosto de 1978, com 674 lugares e sistema de acústica e ar condicionado.

Teatro Erotides de Campos

Teatro moderno com palco dupla face em complexo cultural situado em edifício restaurado de fins do século XIX. Uma arquitetura que vai pelas entranhas do edifício transformando vazios em hall público, salas acusticamente equipadas, plateia, palco, restaurante, camarins, salas técnicas e de apoio, tudo que um teatro carece para funcionar em sua plenitude.

Rua do Porto

A Rua do Porto sempre em festa, onde acontecem vários eventos promovidos pela SETUR, SEMAC. Vários pontos turísticos e restaurantes, onde é possível saborear o famoso "Peixe no Tambor", admirando o Rio Piracicaba

Passarela Estaiada

A nova ligação entre a avenida Beira Rio e o Engenho Central tem 198m, o equivalente a dois quarteirões, com largura para pedestres de 4,2m, perfil em curva leve e suave. Os mastros de 35m de altura, em cada margem, com inclinação de 30º, equiparáveis a um prédio de 10 andares.

Mercado Municipal

Mercado de alimentos coberto, com carnes, produtos assados, queijos, condimentos gourmet e comidas preparadas.

Estação da Paulista

Inicialmente surgiu com a idealização da linha ainda no século XIX, com a intenção de ligar a cidade de Limeira a Piracicaba, mas somente em 1916 começou a ser construída pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Atualmente, se encontra o Centro Cultural Estação da Paulista Antônio Pacheco Ferraz, a Estação Idoso “José Nassif” que oferece atividades físicas, de artesanato, culturais e de lazer para toda a população acima de 60 anos.

Engenho Central de Piracicaba

O Engenho Central de Piracicaba, localizado às margens do Rio Piracicaba, na cidade de Piracicaba, foi construído por Estêvão Ribeiro de Sousa Resende, o Barão de Rezende, em 1881, com o objetivo de substituir o trabalho escravo pelo assalariado e pela mecanização.